segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como diminuir a vontade de comer Doces?

      A maioria das pessoas relatam que não conseguem ficar sem comer doces ou precisam ingerir depois do almoço ou pela tarde. Quando começo a analisar a dieta dos mesmos sempre encontro deficiências de minerais e vitaminas, ingestão inadequada de alguns alimentos, longos períodos sem comer entre outros.
      As causas para a compulsão por doces que não precisa ser somente por doces, mas sim por salgados, massas, pães estão associadas com deficiência de um hormônio do humor chamado serotonina, resistência a insulina, aumento do hormônio do estresse, o cortisol e pelo fato de haver algumas deficiências de ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, vitamina B12 e outros.
       Os sintomas podem ficar além da vontade de comer doces como fadiga, cansaço, sonolência durante o dia, preguiça, dor de cabeça, enxaqueca, suores e tremores em casos mais graves.
       Quando o paciente sente vontade de comer doce logo após o almoço é indicativo de resistência insulina, quadro que é caracterizado por uma insuficiência da insulina, hormônio que coloca o açúcar dentro das nossas células, fazendo com que o corpo “pense” que não há energia para as células e faz você comer mais.
        Se há uma vontade de doces no final do dia pode ser uma deficiência de serotonina que está aliada a deficiência de vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio, triptofano e outros.
         Outro fator bastante comum também é ficar longos períodos sem se alimentar e haver um aumento do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma ingestão de energia, no caso de alimentos ricos em calorias como doces, massas, guloseimas, pães e outros.
         Há muita coisa para ser feita. Primeiramente é preciso que consulte um nutricionista para verificar qual tipo de deficiência está relacionada a sua vontade de comer doces.
         É sempre importante ressaltar que a consulta com o nutricionista é fundamental para se ter melhores resultados pensando na individualidade bioquímica e que todos nós respondemos diferentemente aos tratamentos.


    Caroline Moraes
     Nutricionista
     Atendimento Nutricional
     Contato: (21) 7870-9580

Nenhum comentário:

Postar um comentário